Nos meses de Fevereiro e Março, a nossa escola participou no projecto de literatura infantil na Madeira: “Uma Ilha de Sonhos”. Neste projecto, encontramo-nos com as escolas de Estreito de Câmara de Lobos, Curral das Freiras e por fim a nossa escola.
Cada escola trabalhou uma história da escritora Maria Aurora Carvalho Homem. A escola do Estreito trabalhou a Maria, Estrela do mar; o Curral, Zina a Baleia Azul e, por fim, a nossa escola trabalhou a cidade do funcho.
As três escolas contaram muito bem as suas histórias mas com a nossa descobrimos como foi que as nossas cidades ficaram com os nomes que têm agora!
Ponta de São Lourenço foi a primeira parte da ilha a que deram um nome e foi esse nome por causa da nau, que chamava-se assim. Navegaram e navegaram até que encontraram uma linda baía que chamaram Machico, porque era o nome do marinheiro mais velho (Machim) e porque fazia Tristão Vaz Teixeira lembrar-se das serras algarvias de Monchique. À terra logo a seguir, deram o nome de Santa Cruz. Depois aproximaram-se pássaros que se chamavam garajaus. Foi assim que a Ponta do Garajau ficou com esse nome. Por fim, chegaram a um lugar que tinha muitofuncho. Então foi assim que deram o nome de Funchal à cidade mais bonita da Ilha da Madeira.
A peça de teatro correu muito bem e todos gostaram muito principalmente com a personagem do Paulo (o frade medricas)!
Patrícia 3ºB
segunda-feira, 9 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário